Workshop Magnum em São Paulo

Pela primeira vez no Brasil a renomada agência Magnum Photos ofereceu dois workshops de fotografia, com cinco dias de duração, para 24 participantes no total. Devido ao interesse acima do esperado, cada turma acabou aceitando 13 participantes, dentre estes, alguns vindos do exterior especialmente para o workshop. Os workshops foram parte da programação de eventos da 5ª Mostra SP de Fotografia e foram organizados em parceria com a DOC Galeria de SP, idealizadora e responsável pela organização da Mostra.

Eu conversei com Fernando Costa Netto, sócio da DOC Galeria sobre essa experiência. Fernando contou que na verdade, foi a própria Magnum que contatou a DOC Galeria mostrando interesse na parceria. A pessoa responsável na Magnum pelo contato disse que havia localizado a DOC Galeria pela internet, enquanto pesquisava por festivais de fotografia e eventos similares no Brasil. Segundo ela, um dos eventos que mais chamou sua atenção foi justamente a Mostra SP de Fotografia.

Nereu Jr - Wkshp Magnum SP (2)

Imagem – Nereu Jr

Segundo Fernando a proposta da Magnum foi bastante simples e direta. Caberia a DOC Galeria escolher quantos e com quais fotógrafos da Magnum gostaria de trabalhar, definindo assim o número de workshops oferecidos, além de se responsabilizar pela organização do espaço, logística e divulgação dos workshops. A escolha foi feita a partir de uma lista de fotógrafos agenciados pela Magnum, participantes do seu programa mundial de workshops, que estariam disponíveis para trabalhar durante o período em que a Mostra seria realizada. O valor do workshop – €950,00 – também foi acordado entre a Magnum e a DOC Galeria.

Desde o contato da Magnum no início de Dezembro até o acordo final passaram pouco mais de 30 dias, deixando assim menos de 60 dias para divulgação do workshop. Mesmo com pouco tempo de divulgação, Fernando conta que o interesse foi enorme, obrigando eles a recusarem inscrições por falta de espaço. “Se houvesse 3 fotógrafos para 3 turmas, ainda assim teríamos lotação esgotada!”, afirma Fernando.

Confira o artigo completo inclusive entrevistas com os fotógrafos Magnum Abbas e Moises Saman na versão online da Fotografia et al #2 aqui.

Carlos Alexandre Pereira

Fotógrafo e autor de artigos sobre fotografia e viagens, interessado por expedições fotográficas e explorações urbanas, com uma paixão por fotografia P&B que se reflete no seu portfólio quase monocromático. Fotografia Fine Art em séries limitadas no website www.photostandonline.com. Informações sobre workshops de fotografia e expedições fotográficas em www.calexandrep.com.

Fotografia-et-al-_2.jpg

Leave a Reply