Algumas Lições da Pintura

Por Armando Vernaglia Jr

Gosto de pensar que a fotografia e a cinematografia sempre existiram, do momento em que a evolução nos deu olhos, a fotografia e o cinema estavam ali, prontos. Com nossos instrumentos ópticos dotados de comprimento focal, controle de abertura, balanço de branco automático, sensibilidade, além desse processador potente chamado cérebro, podíamos registrar tudo, era só questão de tempo para encontrarmos um jeito de colocar o que víamos em um suporte mais rígido.

Dos muitos suportes que inventamos ao longo dos tempos, o primeiro aparentemente foi a pintura, pelo menos é o primeiro que temos registro, mas fotografia e cinema estavam ali, só esperando sua vez.

Consta que há cerca de 17.000 anos uma ou mais pessoas se dedicaram a pintar os monumentais tetos das cavernas de Lascaux, em um lugar que hoje chamamos de França. Antes disso, cerca de 30.000 anos antes de nosso tempo, também na França, alguns de nossos parentes distantes deixaram um documento visual de sua existência nas paredes das cavernas de Chauvet.

Lá estavam nossos ancestrais registrando visualmente o mundo que os cercava, com animais, rituais, lutas, com as palmas de suas mãos embebidas em pigmento e estampadas nas paredes. Só faltava a câmera, o filme, o sensor de captura, mas sobrava a vontade de gravar em algum suporte aquilo que era apreendido pela visão.

Gosto de, em minhas aulas e palestras, situar nessas cavernas o nascimento simultâneo da fotografia, do cinema e da pintura. Daí em diante é só questão de ferramentas, mas o documento de que o ser humano estava ali, e o que ele via, ficou gravado para sempre.

Desde então muita coisa mudou, evoluímos na técnica da pintura, inventamos a lente, a câmera escura, descobrimos o escurecimento da prata, juntamos tudo e da soma inventamos a fotografia e com pouco mais de estudo descortinamos o cinema. Disso para o digital foi só um pulinho, mais uma etapa nessa longa jornada visual.

Graças a este costume que tenho, de dizer que fotografia, cinema e pintura nasceram juntos, três irmãos, cada uma com sua personalidade, mantenho também o hábito de ficar observando as lições que cada membro desse trio pode dar.

Vernaglia - Girl With The Pearl Earring

Vernaglia – Girl With The Pearl Earring

Para ler o artigo completo acesse a revista online na íntegra clicando na imagem abaixo.

Fotografia et al #3

Leave a Reply