Valorize Sua Arte Comentando Ela

Texto Original de Alan Bamberger – Tradução e Adaptação de Carlos Alexandre Pereira

Os seres humanos se comunicam com palavras. Quando vemos alguma coisa que não entendemos, nós fazemos perguntas ou lemos sobre o assunto, coletando e processando informações escritas. Esta é a forma como formamos nossas opiniões, tomamos decisões e agimos… com palavras.

Arte, por exemplo, é uma das coisas que as pessoas menos entendem. É também uma das coisas que as pessoas mais querem entender. Eu raramente encontro alguém que não gosta de arte, mas ao longo dos anos encontrei inúmeras pessoas que precisam de ajuda para entender a arte. É nosso trabalho ajudar essas pessoas nesse sentido e a forma mais fácil de fazer isso é escrevendo… com palavras.

Nos velhos tempos, antes da internet, escrever sobre seu trabalho artístico não era muito importante. Isto ocorria principalmente devido ao fato de que o mundo artístico era bem menor, muito mais local ou regional em sua grande maioria, não havia tantos artistas, e quase todo mundo que era interessado em arte já era razoavelmente bem informado sobre o assunto. Nos dias de hoje o mundo artístico é bem diferente, tão diferente que o mercado potencial é basicamente o mundo todo, para ambos, artistas e compradores.

A internet mudou totalmente o modo como a arte deve ser apresentada. Agora a audiência não está mais confinada a uma área limitada geograficamente ou a um seleto grupo de pessoas, mas a todos e em todos os lugares, independentemente do quão pouco as pessoas entendem sobre arte. Qualquer um que tenha um mínimo interesse em arte, agora tem a oportunidade de procurar no mundo inteiro por qualquer objeto de arte ou pelo artista que mais lhe atraia e fascine.

Missing Amy

Missing Amy – Carlos Alexandre Pereira

* Este banco fica em Camden Town, bairro de Londres, onde nasceu e morou Amy Winehouse, cantora inglesa. Esta foto foi tirada em dezembro de 2012, alguns meses depois de sua morte. Estava passeando pelo bairro quando vi o banco com o copo abandonado e logo pensei na minha série ‘vide’ (vazio em francês) e fiz a associação do banco vazio com a ausência da cantora, que sempre gostei muito. Ver bio do autor no final do artigo.

O que isso significa para o seu perfil online é que você não pode mais escrever sobre sua obra artística apenas para um seleto grupo de pessoas que sejam bons entendedores de arte, porque você está apresentando seu trabalho para todos. Para maximizar sua audiência você deve maximizar suas oportunidades de exposição, você deve escrever de um jeito que qualquer um possa entender, inclusive total desconhecidos… ou talvez, considerando o jeito como as coisas estão agora… principalmente total desconhecidos. Você nunca saberá de onde poderá surgir uma grande oportunidade, ou quem poderá se revelar como um potencial comprador, ou porque alguém pode se interessar pelo seu trabalho, portanto é sua responsabilidade fazer com que todos os interessados tenham uma boa chance de te conhecer melhor, da forma mais simples e fácil possível. E a forma de fazer isso é escrevendo.

Para ler o artigo completo acesse a revista online na íntegra clicando na imagem abaixo.

Fotografia et al #3

Leave a Reply