Fotografia et al #4

Voltamos!

Nesta edição nosso foco é o fotojornalismo. Na capa, Alice Martins, uma fotógrafa da nova geração que em pouco tempo conquistou seu espaço no fotojornalismo internacional cobrindo conflitos no oriente médio, entre outros assuntos. Uma entrevista com Daniela Dacorso, fotojornalista do Rio de Janeiro que desenvolve um extenso e reconhecido trabalho autoral. Adriana Zehbrauskas, fotojornalista brasileira residente no México, traz um relato sobre sua viagem a Guatemala com imagens incríveis.

Peraí…é uma edição sobre fotojornalismo ou sobre mulheres fotojornalistas? Foi coincidência, mas a verdade é que elas são muito talentosas e independentemente do gênero, garantiram seu espaço – de destaque – no fotojornalismo.

Para quebrar o “Clube da Luluzinha” trazemos ainda José Bezerra e Rafael Vilela com trabalhos incríveis. O primeiro sobre os garimpeiros em Equador (RN) e o segundo expressando sua visão sobre o futuro do jornalismo e fotojornalismo. Temos ainda artigos sobre o Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas – o mais importante do interior de São Paulo – e novos lançamentos literários sobre a fotografia.

Para fechar temos Armando Vernaglia Jr, Alex Villegas e Bruno Massao com suas já tradicionais colunas sobre Fotografia de Cinema, Médio e Grandes Formatos e Fotografia de Filme, respectivamente.

Muito obrigado a Daniela Dacorso e a Alice Martins que me atenderam pacientemente para a realização das entrevistas. Meu enorme agradecimento a Adriana Zehbrauskas, José Bezerra e Rafael Vilela que contribuíram significativamente para esta edição com artigos maravilhosos. Meus agradecimentos vão também para o Ricardo Lima, um dos idealizadores e realizadores do Festival Hercule Florence e para Magali Martucci que deu todo apoio para os artigos sobre a Coleção Ipsis e a Rev. Nacional, além de Marcela Zullo que, finalmente, fez sua estreia como colaboradora da revista. E mais uma vez, meu muito obrigado ao Vernaglia, Villegas e Massao por mais essa colaboração.

E finalmente, depois de 14 meses de espera, a edição #4 da Fotografia et al!

Capa Fea 4

Leave a Reply