Alice Martins

Por Carlos Alexandre Pereira

Quando a Alice chegou ao local combinado para a entrevista eram em torno de 7hrs da noite. Eu disse que tínhamos bastante tempo para conversar e depois visitar a exposição “Arqueologia de Ficções” de Gilvan Barreto na DOC Galeria no prédio em frente. E a conversa seguiu assim:

  • Vai ter que ser uma visita rápida por que viajo ainda hoje para Turquia.

  • Como assim!? Eu não sabia que você viajava ainda hoje! Não vai te atrapalhar?

  • Não tem problema, já arrumei tudo. E eu só decidi mesmo ontem a noite quando comprei a passagem.

E durante a entrevista, enquanto ela falava sobre sua carreira de fotógrafa, ficou claro que essa impulsividade é uma marca pessoal. A Alice é uma mulher alegre, de conversa fácil que as vezes desvia um pouco do caminho, mas que não foge do assunto. Segura do seu trabalho e de suas atitudes. Conhece o mundo e se esforça para compreender as pessoas. A fotografia é uma extensão da forma como ela encara a vida. Talvez por isso, para ela seja tão natural.

“Ninguém da minha família é fotógrafo, nem meu pai, que me deu minha primeira câmera. Não lembro se foi eu que pedi ou se ele deu de presente, nem lembro de alguma relação especial com a fotografia antes de ganhar minha primeira câmera. É engraçado que desde o início usei a câmera para fotografar pessoas na rua. Nunca fiz fotos ‘pousadas’, sempre fui meio fotojornalista mesmo.”

Alice nasceu em 1980 e cresceu no litoral sul do país. A câmera que ganhou do seu pai aos 9 anos de idade era uma Kodak Instamatic. Realizou seu primeiro projeto fotográfico em 2004 e desde então vem trabalhando como fotojornalista freelancer. Atualmente está em sua segunda temporada na Turquia, cobrindo os conflitos na Síria. Seu trabalho já apareceu em diversas publicações de peso como The Washington Post, TIME, Die Zeit, Al Jazeera, VICE, Newsweek e outras.

Prática de Parkour em Gaza. Março, 2012.

Para ler a entrevista completa com mais imagens, clique na imagem abaixo para acessar a revista completa online.

Capa Fea 4

Leave a Reply